06/11/11

Cinismos

No outro dia, alguém que me conhece mal mas julga conhecer-me pelo que os outros dizem, chamou-me cínico. Senti-me ofendido - com algum dramático exagero, claro. Ele corrigiu para sarcástico. Mais perto. Não sei se o erro se deveu a uma percepção errada do sentido das duas palavras - na realidade, o que eu dissera aproximava-se mais do sarcasmo do que do cinismo. Apurei com a idade essa qualidade, e tento também acrescentar alguma ironia. Cínico, por favor, é que não. Luto diariamente para manter-me um idealista. Mesmo que o mais sensato fosse o cinismo - o cínico está condenado a acertar no que afirma, não chega a acreditar em nada, sai sempre por cima. Sobretudo, não acredita na bondade do ser humano. Eu ainda acredito. Serei talvez um sarcástico ingénuo. Quem diria?

Sem comentários: