05/01/10

Filmes 2000 #10


Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, Kim Ki-Duk (2003)

Nem sempre uma sala de cinema é o lugar onde se descobrem grandes filmes. Este vi-o em casa, emprestado por alguém, noite dentro, e deixou-me uma impressão tão grande que teria sempre de fazer parte desta lista. O realizador sul-coreano será mais conhecido por Ferro 3, belíssima meditação existencial sobre a vida moderna. Os dois filmes são contrastantes, e evidenciam a dicotomia campo/cidade que ainda existe na Coreia do Sul. Aos ambientes urbanos de Ferro 3, opõe-se uma cabana à beira de um lago perdido numa montanha, lugar de retiro de monges budistas, primeiro o mestre, depois o discípulo, que por sua vez se tornará mestre. Ao longo do filme, diversos ciclos de vida se entrelaçam e ecoam uns nos outros, numa estrutura de boneca russa: ao ritmo das estações sucede o ritmo dos anos, a passagem, as dúvidas do aprendiz e o regresso, a morte do mestre e o tomar do lugar pelo aprendiz. A câmara de Ki-Duk é tão zen como a história que filma; os planos afastados que mostram a discreta presença humana no meio natural são intercalados por planos próximos nos momentos de intimidade dos amantes. E a história de amor, entre o aprendiz e uma rapariga com problemas que foge da cidade para aquele refúgio idílico, é apenas um intervalo no tempo. A intensidade do amor carnal, o seu brilho, é fugaz, breve. Quando o aprendiz regressa, aprendeu a lição - é acusado de um crime passional e tem de fugir ao mundo. A lição é severa: a carne traz a perdição, a renúncia é a única via. Apenas assim o amor se torna essencial, resíduo de uma memória.

(Imdb aqui)
(Um pouco do filme aqui)

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