05/05/09

Vasco Granja (1925-2009)



Cresci a ver os programas de animação apresentados por Vasco Granja; os Looney Tunes, os desenhos de leste (onde é que era a Checoslováquia? como poderia conhecer esse país que apenas existia porque um apresentador de um programa de televisão me falava dele?), o Bugs Bunny, claro, e o Beep-Beep e o Coiote, provavelmente o meu preferido; marcou-me tanto que, há uns anos, encontrei Vasco Granja por acaso no King e quase o abracei, em emocionado agradecimento (acabei por não o fazer).
Havia um desenho animado canadiano - ganhara um prémio qualquer que me é impossível de precisar - que me marcou bastante, ao ponto de 25 anos depois ainda me lembrar dele: uma fileira interminável de homens numa planície; todos iguais, andando um passo em frente de tanto em tanto tempo; todos iguais, excepto um, que tudo fazia para evitar dar esse passo em frente quando chegava a sua vez. Avanço até ao fim: à beira de um precipício, percebe-se que o passo em frente desemboca no vazio de uma queda. Quando chega a vez do homem, ele tudo faz para evitar cair. Mas cai.
Para sempre, Vasco Granja.

4 comentários:

mdtrabalhos@hotmail.com disse...

Estimado Sérgio

A animação que menciona no seu POST "Vasco Granja (1925-2009)" persiste também no meu imaginário de forma absolutamente parasitária. Tendo feito uma pesquisa na Internet procurando a obscura animação da fila de figuras suicidas não consigo encontrar qualquer pista sobre o filme... é como se nunca tivesse existido! O Sérgio refere ser Canadiano... tem a certeza desse facto? Não terá, porventura, alguma outra pista que me possa ceder?

Muito obrigado e parabéns pelo interessante Blogue.
Miguel

Sérgio Lavos disse...

Não tenho a certeza se é canadiano. Mas na minha memória tenho a voz do Vasco Granja a dizer que era uma curta-metragem canadiana. Este post já tem dois anos, mas a memória mantém-se. Pode ser um engano, claro, porque o Vasco Granja passava muitas vezes animção desse país. E não me lembro de mais nada. Também eu já andei à procura na Net de alguma referência, mas não encontrei uma pista. Mas pelo menos sei que o filme existe, alguém mais o viu :) Agora vou ter mesmo que encontrar o filme. Conheço uma pessoa que trabalha na RTP, vou-lhe pedir ajuda.

Beatriz disse...

Eu também me lembro desse desenho animado...! Andava precisamente à procura dele quando encontrei o seu blog. Por acaso não terá mais alguma pista sobre o mesmo?...
Obrigada :)

Beatriz

Sérgio Lavos disse...

Não, infelizmente não tenho, ainda não o encontrei em lado algum da net. É complicado. Mas se calhar até é melhor ficarmos apenas com a memória do filme, para não estragar a coisa.